O workshop, com tema Agente Comunitário de Saúde (ACS), realizado na última sexta-feira, 25, na Versa, foi organizado e direcionado à própria equipe da Saúde. Além de dividir um pouco da rotina de atendimentos aos ACS dos municípios parceiros, o treinamento foi importante para alinhar e reforçar a necessidade da padronização da metodologia desenvolvida pela equipe, durante o dia a dia de trabalho.
O Analista de Implantação de Sistemas de Saúde Pública da Versa, Wemerson Rodrigues, falou sobre os procedimentos para correção de inconsistências, módulos cidadão e reterritorialização. Na ocasião, ele ressaltou as vantagens do compartilhamento de informações. “Nós que capacitamos as equipes nos municípios, temos conhecimento suficiente para ajudar os desenvolvedores a entender melhor as situações de campo, facilitando o aperfeiçoamento das funções no sistema e no aplicativo”, pontua.
O Consultor em Saúde, Cleyson Mauri da Cunha, conversou com a equipe sobre a rotina de trabalho dos ACS, durante as visitas domiciliares. “A minha parte foi mostrar a maneira correta para registrar o processo de visitas do ACS, de forma que toda a equipe esteja ciente do que é ensinado em campo, tanto para registro da família quanto registro individual, para que possam agilizar o suporte quando chegar um pedido”, explica.
Para completar, o Líder de Implantação de Sistemas de Saúde Pública da Versa, Wellington Candido, orientou sobre o preenchimento do cadastro domiciliar e do cadastro individual. Na ocasião ele também lembrou a equipe sobre a importância do registro qualificado, que permite, através dos dados coletados, mensurar riscos social e de saúde, além de probabilidade de adoecimento em cada núcleo familiar.
O ACS é o profissional responsável pela realização da integração dos serviços de saúde da Atenção Básica com a comunidade e dentre as atribuições estão a identificação de situações de risco coletivo e individual, a orientação e o acompanhamento mensal das famílias.