A utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do sistema e-SUS de Atenção Básica foi o tema da capacitação, promovida pela equipe de Implantação de Sistemas de Saúde Pública da Versa, entre os dias 04 e 06 deste mês de setembro, para os profissionais de saúde de Nova Módica. O treinamento, que aconteceu na sede da Prefeitura, foi desenvolvido por gestores da Versa e ministrado pelo Analista de Implantação, Wemerson Rodrigues e pelo Consultor em Saúde, Cleyson Mauri da Cunha. Além da parte teórica, os participantes tiveram muitas atividades práticas e dinâmicas.
Nos dois primeiros dias, o treinamento foi direcionado para a Psicóloga, a fisioterapeuta, equipe médica e de enfermagem das Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), equipe do Centro de Saúde, além da Nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do secretário da Pasta no Município. No dia 06, os colaboradores da Versa trabalharam exclusivamente com a equipe do Consultório Odontológico da Estratégia Saúde da Família (ESF).
A capacitação direcionada para os profissionais do Município foi criada pela Gerente de Saúde da Versa, Amanda Batista e pelo Coordenador do Sistema Integrado de Saúde Pública da Versa, Johnatan Zanette. Para desenvolver o treinamento, a equipe se preparou pelo Instituto Tellus, utilizando design thinking, que é uma metodologia que estimula de desenvolvimento de produtos e serviços, de forma colaborativa.
Na ocasião, a Gerente de Saúde da Versa explicou que cada formação é desenhada de acordo com a equipe que vai ser treinada. “Temos várias atividades e aplicamos de acordo com a leitura da necessidade do município; a ideia é impactar os participantes e formar o pensamento crítico, de forma que eles consigam trazer os ensinamentos para a rotina de trabalho”, pontua.
De acordo com os colaboradores da Versa, foram duas atividades para as equipes de Saúde de Nova Módica. A primeira foi uma apresentação pelo projetor e a segunda foi desenvolvida em cartazes, para fixar melhor os campos do Sistema. Já os profissionais do Centro de Saúde desenvolveram a parte prática da capacitação, pelo computador, por não terem estabelecido contato com o PEC ainda. “O sistema é mais complexo para os dentistas, com mais funções, então foi preciso separar do restante da equipe para render a atividade; além disso nós simulamos o atendimento aos pacientes no quadro, para tirar dúvidas e reforçar os procedimentos”, completa Cleyson.