OLÁ! PODEMOS TE AJUDAR?

Deixe seus dados. Faremos contato em breve!

Onde estamos

Empresa

Rua Leandro Martins da Costa, 89 Limoeiro, Caratinga, Minas Gerais.
CEP:35300-107.

Belo Oriente, Pescador, Nova Módica, Divinésia, Bugre, Gonzaga, Padre Paraíso, Carlos Chagas e Ubaporanga ficaram com 10 no cálculo final dos sete indicadores selecionados

Os números do segundo quadrimestre dos indicadores do Previne Brasil de 2023, divulgados na noite desta segunda-feira, 02, pelo Ministério da Saúde, apontam o aumento exponencial no desempenho dos municípios que utilizam o Painel de Gestão da APS, do Sistema Integrado de Saúde Pública da Versa. No ranking, nove municípios conquistaram nota máxima no Índice Sintético Final (ISF), e além desses, 30 municípios do portfólio de clientes da Versa, pontuaram acima de 9 no indicador.

O ISF corresponde ao cálculo final do desempenho dos municípios na avaliação do programa Previne Brasil, com base nos sete indicadores, que vão do atendimento para aferir a pressão ao registro das consultas de diabéticos e gestantes. Além de possibilitar o aprimoramento dos serviços, o resultado do Previne Brasil amplia os recursos do Governo Federal, destinados aos serviços da Atenção Primária à Saúde, que é a principal porta de entrada do cidadão no SUS.

Para a Gerente de Saúde da Versa, Amanda Batista, o resultado é o reflexo do processo de trabalho. “A orientação do registro qualificado da equipe, feito pelos colaboradores do operacional da Versa, ensinando os campos que são importantes para validar o indicador, e o trabalho de monitoramento do Painel, com foco nas metas, fizeram a diferença”, avalia. Para ela o trabalho em equipe alavancou os números dos municípios. “Um ponto que conseguimos observar um grande avanço foi que nos Municípios onde os Gestores de Saúde compartilham os acessos com os enfermeiros, os resultados foram melhores e mais efetivos”, ressalta.

De acordo com Maurício Gil Cavalcanti, Referência Técnica do e-SUS no município de Caiana, a publicação do resultado do Previne Brasil evidenciou os benefícios da parceria com a Versa. “Os nossos resultados neste quadrimestre, mostram que o Município está evoluindo, cada vez mais, desde o início do trabalho da Versa, tanto no cumprimento de metas, como também na motivação da equipe para buscar melhoria no lançamento dos dados e no atendimento, através de busca ativa dos pacientes”, explica, comentando os próximos passos. “É uma parceria que deu certo e que nos permite ir além do que a gente imaginava, fazendo com que o nosso objetivo agora seja elevar o patamar das metas atingidas, buscando o parâmetro do ministério da saúde, que seria 100% de todas as metas batidas. Temos equipe, material e condição de fazer isso; e uma das coisas que nos permite ter esse foco é a parceria com a Versa”, conclui.

INDICADORES PREVINE BRASIL

O financiamento dos serviços da Atenção Primária à Saúde é calculado de acordo com critérios como pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e equilíbrio do repasse da Atenção Primária às prefeituras, com base no número de pessoas cadastradas pelas equipes de Saúde da Família. O conjunto de indicadores do Previne Brasil mede ações nos municípios para a promover a saúde da mulher, a saúde bucal, a saúde da criança, além dos cuidados para pacientes com doenças crônicas.

 

 

Comprar Seguidores No Instagram