OLÁ! PODEMOS TE AJUDAR?

Deixe seus dados. Faremos contato em breve!

Onde estamos

Empresa

Rua Leandro Martins da Costa, 89 Limoeiro, Caratinga, Minas Gerais.
CEP:35300-107.

4 munícipios do Painel de Gestão da APS da Versa conquistaram nota máxima.

O Ministério da Saúde divulgou no fim da tarde de quarta-feira, dia 24, o desempenho dos municípios brasileiros no ranking dos indicadores do programa Previne Brasil, nos quatro primeiros meses de 2023. Quatro munícipios do Painel de Gestão da APS, plataforma que compõe o Versa Saúde, programa de informatização de serviços em saúde pública municipal da VersaTec, conquistaram nota máxima. Além de Bugre, Virginópolis, Carlos Chagas e Sete Barras, com nota 10 no Índice Sintético Final (ISF), 26 dos 52 municípios clientes da empresa, apresentaram nota acima de nove no ISF.

Instituído pela portaria nº 2979/2019, o Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que prevê o repasse de transferências para os municípios com base em critérios, como pagamento por desempenho. Ou seja, o valor transferido pelo Governo Federal é definido de acordo com o resultado alcançado no conjunto de indicadores, através do trabalho das equipes de Saúde da Família e Atenção Primária, no quadrimestre avaliado. O objetivo é a melhoria na aplicação dos recursos públicos.

Para o Prefeito de Bugre, Marcélio Teixeira da Costa, o sucesso do Município, que alcançou nota máxima no cálculo final do conjunto dos sete indicadores previstos, é o resultado de um trabalho bem feito com o suporte da Versa, que passou a monitorar os dados de saúde pública de forma integrada. “A minha equipe foi brilhante. Claro que o trabalho deles é notório e a gente fica muito contente com o resultado, mas o brilhantismo da equipe da Versa ajudou demais, essa foi uma parceria que deu certo”, comemora.

De acordo com o Coordenador do Sistema Integrado de Saúde Pública da Versa, Johnatan Zanette, o diferencial do trabalho da equipe é a forma como as informações são estruturadas e apresentadas para os gestores. “As informações do Previne Brasil são geradas pelo e-SUS, que envia os dados para uma base nacional, que apura as notas dos municípios. Através do Painel de Gestão da APS, nós conseguimos fazer a leitura das informações vindas do e-SUS e indicar, nominalmente, para os Municípios quem são os pacientes que precisam de acompanhamento, com o histórico de consultas e exames, para que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) possa fazer a visita, ou mesmo levar o atendimento aos domicílios, se for necessário”, explica. Segundo ele, é possível acompanhar, também, de forma nominal, dados das vacinas para as crianças, além das informações dos pacientes hipertensos e diabéticos. “Mostramos, de forma instantânea e simplificada, todos os números da Saúde; e ainda oferecemos capacitações periódicas e formação continuada, além do acompanhamento da equipe de análise de produção”, completa.

 

INDICADORES DO PREVINE BRASIL

O conjunto de indicadores do Previne Brasil para pagamento por desempenho, com base na atuação das equipes de Saúde dos Municípios, compreende ações de saúde da mulher, saúde bucal, saúde da criança e doenças crônicas. Os indicadores um ao três medem a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, bem como a proporção com exames para sífilis e HIV feitos, além do tratamento odontológico. O quarto indicador mede a quantidade de mulheres que coletaram o preventivo. Já o indicador cinco avalia a proporção de crianças de um ano de idade com a caderneta de vacinação em dia. Os indicadores cinco e seis avaliam o acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos.

 

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre as funcionalidades do Painel de Gestão da APS, basta clicar no link

painel.versasaude.com.br

Comprar Seguidores No Instagram