OLÁ! PODEMOS TE AJUDAR?

Deixe seus dados. Faremos contato em breve!

Onde estamos

Empresa

Rua Leandro Martins da Costa, 89 Limoeiro, Caratinga, Minas Gerais.
CEP:35300-107.

A Gerente de Saúde da Versa, Amanda Batista Zanette, ministrou palestra na Escola Estadual José Augusto Ferreira, nesta segunda-feira, 26. O tema “O Poder da Informação Associado à Tecnologia” foi direcionado aos estudantes do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS), ofertado gratuitamente, pelo Governo de Minas Gerais. Na ocasião, a palestrante fez uma associação entre informação, dado e conhecimento para fundamentar a tomada de decisão na gestão pública de saúde.

Com a especialização Estratégia em Saúde da Família, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Informática na Saúde, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que proporcionaram extensa experiência na gestão pública, Amanda ficou muito à vontade para conversar com os estudantes da turma de aproximadamente 20 alunos. Ela explicou que a fala foi planejada de acordo com a realidade deles. “Eu quis mostrar que o cadastro do ACS tem inúmeras informações, que servem para nortear o trabalho dos demais profissionais do atendimento; e para deixar mais claro na visão deles, apresentei uma parte do nosso painel de gestão da APS para que eles entendessem que são, literalmente, o elo entre a população e a unidade de saúde”, pontua.  Ela comentou, ainda, que a abordagem do paciente, no momento de preenchimento do cadastro, é de suma importância. “Dados como renda e identidade de gênero, entre outros, podem influenciar na classificação da vulnerabilidade das famílias”, explica.

A Coordenadora do Curso Técnico, Rúbia Nathália Armond Lopes, avaliou a participação da Gerente de Saúde como excelente. “O principal ponto que conseguimos atingir foi o entendimento dos alunos em relação ao levantamento de dados no campo, na função do ACS, e como a tecnologia é uma aliada para a tomada de decisões no município”, revela.

Para a ACS, Keiliane Andrade Damasceno, que atua no distrito de Sapucaia, o conteúdo da palestra ajudou a esclarecer dúvidas sobre o uso de sistemas na rotina de trabalho. “Foi tudo muito importante, mas no meu caso que já trabalho, gostei muito de acompanhar as informações que ela apresentou sobre o sistema, porque quanto mais eu aprender melhor. Gostei também sobre a parte do uso do tablet que é uma demanda nova para nós”, completa.

De acordo com a ACS, Eliane de Freitas Silva Oliveira, foi gratificante participar do evento. “Agregou muito conhecimento, além das orientações acerca do uso do tablet e do funcionamento do sistema, ela falou sobre a nossa importância enquanto profissional de saúde. Gostei muito”, complementa.

 

Comprar Seguidores No Instagram