Durante visita técnica, realizada em Dom Cavati no final de fevereiro, a equipe de saúde da VersaTec dialogou com os profissionais das Equipes de Saúde da Família sobre o novo modelo de financiamento da Atenção Básica e como o uso do e-SUS APS pode impactar nesse financiamento. Na conversa, os profissionais abordaram os principais pontos de uso do sistema e como a VersaTec pode ser parceira nessa hora.
⠀
O novo modelo de financiamento, instituído pela Portaria nº 2.979/2019 com o nome “Previne Brasil”, altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
⠀
O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.
⠀
A visita às duas equipes de PSF envolveu aproximadamente 30 profissionais (agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiras, médicos, técnicos de saúde bucal, cirurgião dentista e recepcionistas.
Deixe seus dados. Faremos contato em breve!