O software Versa Social deve ser lançado no primeiro semestre de 2025
A reunião para tratar de demandas relacionadas ao desenvolvimento da plataforma para aperfeiçoamento e suporte aos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), aconteceu no último dia 08, na sede da Versa. Capitaneado pelo Diretor de Tecnologia da Empresa, Glauber Costa, o encontro que discutiu as funcionalidades do Versa Social contou com a participação dos desenvolvedores da casa, especialmente do segmento da Saúde, além da assistente social e assessora da Pasta em Caratinga, Shirlei Maclin. Na ocasião, a profissional disponibilizou informações importantes para nortear o trabalho.
Durante a conversa, o Diretor de Tecnologia, Glauber Costa, destacou a expertise do time na construção de ecossistemas para a gestão pública e ressaltou as diferenças entre as duas áreas. “Os prontuários da saúde e do Versa Social têm dinâmicas muito distintas; os processos da saúde são muito mais complexos, enquanto no social, trabalhamos fortemente em cima de diversos formulários”, explica. Ele ressalta, ainda, o diferencial do Versa Social, frente aos demais sistemas que apoiam as secretarias municipais. “Enquanto outros sistemas fazem, basicamente, o registro dos atendimentos sem qualificar a informação, o Sistema Versa Social fornece dados para a gestão. Nós temos aqui na Versa, um ambiente multidisciplinar, então os dados da educação e da saúde poderão ser acessados pelo Social, isso significa que o nosso sistema será capaz de comunicar com outros sistemas também, inclusive da área de saúde, facilitando o intercâmbio de informações”, completa.
O Sistema Versa Social deverá ser usado, prioritariamente, por setores como Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e demais equipes gestoras dos municípios. A ferramenta, que promete cruzar dados e armazenar o histórico dos atendimentos, deve ficar pronta para uso, ainda no primeiro semestre do próximo ano.