Os alunos do curso técnico de Programação de Jogos Digitais do Colégio Expoente, pelo programa do Governo de Estado de Minas Gerais, Trilhas de Futuro, estiveram na Versa, neste dia 11, para uma atividade prática da disciplina de Marketing Digital, da Professora Letícia Freitas. Os estudantes foram recepcionados pelo Diretor de Tecnologia, Glauber Costa; e pelos colaboradores, que apresentaram a empresa de forma descontraída, através do jogo “Uma aventura na Versa: seja um Colaborador”.
A atividade foi conduzida pelo Gerente de Treinamentos, Professor Glauco Rocha e contou com a participação dos Gerentes de Desenvolvimento de Web e de Mobile, Igor Morais e Fernando Maia; do Analista de Sistemas, Vinicius Garcia e, ainda, da Professora, Letícia Freitas, que na Versa é Líder de Suporte e Implantação de Sistemas. No jogo de plataforma 2D proposto, o jogador precisava controlar um colaborador iniciante que desejava prestar serviços para a Versa, evitando obstáculos para chegar ao final de cada nível profissional. “O primeiro passo para a criação do jogo digital é definir o conceito, em seguida é preciso planejar o design, de acordo com o perfil de cada personagem, definindo estratégias em cada nível, considerando as etapas júnior, pleno, sênior e master”, explica o Professor Glauco.
O terceiro passo foi a escolha da plataforma de desenvolvimento e a fase quatro foi o momento de aprender a programar. Para falar desta etapa, o Gerente de Desenvolvimento Web, Igor Morais, falou da trajetória como programador e explicou como conquistou uma vaga de trabalho. “Eu aprendi a programar aos 14 anos de idade, em um curso técnico do governo e entrei na Versa através do Versa Academia. O que nós fazemos aqui na empresa é bem diferente do que vocês estão estudando, no curso de jogos, embora seja a mesma ferramenta, os objetivos divergem”, explica comentando a importância de decisões criativas e técnicas. “Precisamos analisar a nossa realidade e fazer escolhas que realmente atendam às necessidades”, sintetiza.
O jogo ficou definido como 2D, em um mundo linear, roguelike, desenvolvido em linguagem de programação C++, inspirado na icônica série de filmes 007, em que James Bond se destaca como o protagonista e voltado para um público jovem e geek.
Para falar da criação dos elementos do jogo, quinto passo do projeto, o Gerente de Desenvolvimento Mobile, Fernando Maia, assumiu a apresentação, ressaltando a importância da arte para atrair o público e da necessidade de animações realistas e do foco constante na correção de bugs durante o desenvolvimento. O Analista de Sistemas da Versa, Vinicius Garcia, abordou a segurança do jogo, enfatizando a importância de garantir a proteção dos dados e evitar vazamentos de memória. A dinâmica da atividade ainda apresentou as etapas de polimento e lançamento do jogo.
O encerramento da atividade ficou por conta da Líder de Suporte e Implantação de Sistemas, e também professora, Letícia Freitas, que destacou a experiência do time da Versa. “A ideia era trazer para o contexto, a realidade da Versa, a rotina de trabalho, além das oportunidades de mercado”, pontua, reforçando também, que a empresa está sempre de portas abertas para novos talentos.
Ao final do evento, foi servido um lanche para os estudantes e equipe.