OLÁ! PODEMOS TE AJUDAR?

Deixe seus dados. Faremos contato em breve!

Onde estamos

Empresa

Rua Leandro Martins da Costa, 89 Limoeiro, Caratinga, Minas Gerais.
CEP:35300-107.

VersaTEC lança plataforma de ensino EAD para capacitação do e-SUS

No dia 24 de outubro, aconteceu, na sede da VersaTEC, o encerramento do curso de capacitação e-SUS. A equipe de agentes comunitários, da Secretaria de Saúde do Município de Dom Cavati-MG, foi a primeira a se capacitar pela nova plataforma de Ensino a Distância da Versa.

O e-SUS AB (Atenção Básica) foi criado por meio da Portaria GM/MS n° 1.412, de 10 de julho de 2013, que prevê a substituição completa do SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica para os Municípios Brasileiros. Ele tem como objetivo utilizar sistemas de software para instrumentalizar o processo de trabalho nas UBS – Unidades Básicas de Saúde. O sistema evita desperdícios, a perda de recursos financeiros e prazos de procedimentos. Torna, assim, o trabalho mais eficiente e ainda melhora o atendimento da Atenção Básica da Saúde nos municípios.

A VersaTEC, atua na informatização de Unidades Básicas de Saúde utilizando o Software Público e-SUS, para efetiva Gestão da Atenção Básica e do PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão Integrado. No mês de outubro, ela lançou para o Mercado de Gestão da Saúde Pública de Municípios mais uma inovação: o AVA e-SUS.

O AVA eSUS, é uma Plataforma Virtual para Ensino a Distância (EAD) das funcionalidades do Software e-SUS. Sua metodologia de treinamento propõe uma organização dos instrumentos de avaliação de desempenho, para os participantes do ciclo de capacitação dos conteúdos formativos do profissional que opera o Prontuário Eletrônico do Cidadão. Aborda, ainda, as demais funcionalidades do software E-SUS AB. O formato proposto nesta metodologia é o de Educação a Distância por meio da utilização de um AVA.– Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Para os agentes de saúde que participaram do encontro de encerramento, a plataforma só acrescentou. Segundo Dulcilene Garcia de Meireles Miranda, antes do curso, ela trabalhava no piloto automático. “Não havia um fluxo organizado de coleta e análise de dados. Hoje, sabemos que todas as informações que levantarmos tem uma finalidade e que estarão acessíveis no sistema do E-SUS.  Todos os profissionais envolvidos no processo só terão a ganhar.”

Já Márcia Antônia Silva, contou que a experiência de passar pelo curso foi enriquecedora. “Esta foi a primeira vez que estudei pelo método de ensino EAD e achei super proveitoso. Todo o material disponível na plataforma era muito didático e de fácil entendimento. Terminei a formação me sentindo pronta para entender a individualidade de cada paciente do sistema público de saúde e usar os dados que eu coleto de forma mais eficiente.”

Para o professor do curso Ageu Quintanilha Viana Nascimento, a primeira edição do curso foi uma experiência satisfatória. ” Mesmo tendo o mundo do ensino EAD como algo novo, toda a turma se empenhou e obteve altos índices de rendimento. Tenho a certeza de que todos concluíram a formação muito mais conscientes das ferramentas de trabalho que tem em mãos e de seus papéis dentro do sistema público de saúde.”

Saiba mais sobre a plataforma EAD AVA e-SUS

A AVA e_SUS organiza a apresentação do todo o conteúdo formativo oficial da estratégia e-SUS AB e Prontuário Eletrônico do Cidadão. São informações em textos, slides, guias, animações e vídeo aulas que totalizam 20 horas de formação. Nesta solução, o aluno encontra duas frentes de atividades:

  1. Atividades para reforço e fixação de conteúdo que contam com uma sequência de exercícios que propõem testar a aptidão e desempenho relacionado a cada conteúdo.
  2. Ao aluno que alcança resultado igual ou superior a 70%, de acerto nas atividades, é emitido um certificado de conclusão do curso.

Comentários