O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Ministério da Saúde por intermédio do Departamento de Atenção Básica (DAB) para reestruturar as informações da Atenção Primária à Saúde (APS). O e-SUS AB tem o objetivo de informatizar as unidades básicas de saúde, oferecer ferramentas para ampliar o cuidado e melhorar o acompanhamento da gestão.

Com o e-SUS AB será reduzida a carga de trabalho empenhada na coleta, inserção, gestão e uso da informação na atenção Primária a Saúde (APS), permitindo que a coleta de dados esteja dentro das atividades já desenvolvidas pelos profissionais, e não em uma atividade em separado.

DIAGNÓSTICO, MODELAGEM DE PROCESSO E SUPORTE AO E-SUS AB

DIAGNOSE

Mapeamento do fluxo de trabalho atual para as atividades da Secretaria de Saúde relacionadas ao Atendimento Básico à Saúde.

MODELAGEM DE PROCESSO

Adequação do cenário à estratégia e-SUS AB e documentação para procedimento operacional padrão de utilização dos softwares: e-SUS AB CDS e e-SUS AB PEC.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Apresentação do software e-SUS e suas ações de gestão informatizada para os Gestores do Planejamento e Coordenadores das áreas Técnicas de Atendimento Básico.

IMPLANTAÇÃO DO E-SUS AB EM MODELO CLOUD COMPUTING

IMPLANTAÇÃO

Instalação e configuração do e-SUS AB.

HOSPEDAGEM

Hospedagem mensal do e-SUS AB em modelo HOSTING de responsabilidade da contratada, sem limite de usuários do software, com provimento de escalabilidade, alta disponibilidade e alto desempenho.

TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO

Treinamento e capacitação dos servidores públicos da Secretaria de Saúde quanto ao uso e administração do e-SUS AB CDS e e-SUS AB PEC.

DETALHAMENTO DOS SERVIÇOS

CAPACITAÇÃO

Capacitação dos servidores públicos da Secretaria de Saúde quanto ao fluxo de trabalho de acordo com a estratégia e-SUS AB.

TREINAMENTO

Treinamento para os grupos de usuários para o módulo de Agenda, Atenção Domiciliar, CDS, Cidadão, Lista de Atendimento, Prontuário, Relatórios e Administração.

ESTRATÉGIA DE UPGRADE DE CENÁRIOS

Montagem de cronograma estratégico para o upgrade entre cenários, até o cenário ideal para o melhor gerenciamento da atenção básica.

SUPORTE TÉCNICO

Assessoria e suporte técnico mensais à estratégia e-SUS AB.